4 Dicas Práticas Para Atrair Novos Clientes na Internet

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Falamos num artigo anterior que a presença digital pode - e muito - ajudar a sua empresa. Também já falamos sobre a importância de fazer com que seu site seja funcional e traga resultados para a sua empresa, afinal, não basta apenas estar online se os seus clientes não conseguem encontrar você. Estar mais presente no dia a dia do seu público-alvo, utilizar ferramentas de marketing digital e divulgar a sua marca são apenas algumas das vantagens de ter uma presença online. Mas, e na prática, como faço para atrair novos clientes e vender mais?

É Preciso Ser Visto Para Ser Lembrado

Para atrair novos clientes é preciso divulgar o seu negócio, certo? Afinal, é preciso ser visto para ser lembrado. A questão aqui é como e onde fazer essa divulgação. Como apresentar sua empresa, oferecer seus produtos ou serviços não apenas para mais pessoas, mas para pessoas que estejam interessadas em converter essa divulgação em uma compra efetiva?

A resposta é: facilitando o caminho entre a sua empresa e quem busca por ela. No universo digital é necessário que você leve a sua empresa até os consumidores, apresentando sua missão, visão e valores agregados, mostrando porque ela é diferente dos concorrentes e porque estes usuários de internet devem escolher o seu produto/serviço. Existem alguns caminhos que você pode usar para fazer isso acontecer, portanto, para conquistar novos clientes é importante você explorar as suas possibilidades e entender onde você está, onde estão os seus clientes e que ferramentas vão te ajudar a conquistá-los.

Leia mais: "Quem é Quem na Internet: um guia rápido para quem está começando";

Utilize a Tecnologia a Seu Favor

Graças aos avanços da tecnologia podemos conseguir um alcance muito maior daquilo que pagamos para anunciar online. Com um anúncio em um jornal local ou na mídia convencional, como era feito antigamente, você até consegue divulgar o seu negócio, mas quantas das pessoas que as antigas mídias alcançavam realmente estão interessadas no que você oferece? É impossível medir. A publicidade, na sua forma antiga, dependia de um apelo inteligente e um enorme investimento financeiro.

Não que isso tenha mudado, mas a segmentação é uma das grandes vantagens de anunciar online, tendo em vista que o investimento é menor e normalmente você só paga quando alguém demonstra o interesse através de um clique - os famosos anúncios Pay Per Click (PPC). Ou seja, você só paga quando a sua mensagem chega à pessoa certa e é convertida em engajamento. Claro que isso não significa que a pessoa vá fechar negócio, mas as chances são maiores quando você consegue escolher para quem vai aparecer. Usar corretamente as ferramentas existentes é um tiro certo para atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Para te ajudar a organizar uma boa estratégia de campanha online e assim tirar um melhor proveito das plataformas digitais que disponibilizam anúncios, separamos quatro dicas práticas que vão te ajudar a prospectar novos clientes para o seu negócio. Papel e caneta na mão (ou o bloco de notas) e vamos colocar um bom plano em ação.

1. Conheça seu cliente

Quem é o meu público-alvo? Quais são as pessoas que se interessam pelo seu produto/serviço? Você pode ter um produto incrível, mas não saber para quem ele pode ser útil é um dos principais erros a se cometer na divulgação de um negócio. Essa prática de mapear quem é o seu cliente ideal é conhecida como o planejamento das "personas", que são perfis bem específicos dos clientes ideais para quem você imagina que o seu produto/serviço possa solucionar algum problema ou desejo.

A persona é uma espécie de personificação imaginária de um indivíduo que faz parte do seu público-alvo. É preciso sentar e pensar como o comprador: entender quem ele é, onde vive, como é sua rotina e quais suas necessidades, hábitos e interesses de consumo. Porque ele precisa do seu produto e de que forma ele seria útil para essa persona? Vá fundo e trace pelo o menos 4 perfis bem diferentes. Uma vez conhecendo quem é essa persona, fica muito mais simples de criar uma oferta certeira e eficiente.

E como fazer para identificar essa persona? Bom, a melhor maneira é através de pesquisas. Converse com seus clientes antigos, entenda quem são eles, o porquê e como chegaram até sua empresa, o que eles acham do seu produto/serviço, do seu atendimento, das suas instalações, atendimento… enfim, trace um perfil cruzado de quem são essas pessoas e o que você idealiza para sua empresa. Aí está o seu público-alvo e é com ele em mente que todo o trabalho começa.

Dica: faça uma análise de concorrência online! Leia mais sobre isso aqui.

2. Promova seu negócio

Com a definição da persona, fica mais fácil de você traçar uma estratégia para atrair novos clientes pela internet. Para isso, você precisa estar onde ele está e a melhor maneira de fazer isso é através das ferramentas digitais de marketing e divulgação.

O primeiro passo é, obviamente, estar na web. Você já tem um site? Ainda não? Então vamos começar por aí. Caso já possua, dê uma revisada, veja se ele é responsivo/otimizado para todos os dispositivos (mobile ou desktop), se a velocidade de carregamento é rápida, se as páginas de destino tem URLs amigáveis e se o conteúdo é interessante e recheado de palavras-chave relevantes para o seu negócio. Tudo isso conta na hora de um possível cliente acessar sua página e também conta muitos pontos no momento de fazer uma campanha.

Dessa forma, é importante ter um site, mas fazer com que ele seja acessado é ainda mais importante, e isso é feito através de divulgação (e SEO, leia mais aqui). Essa divulgação é feita através das mídias sociais (Facebook, Instagram, etc), links patrocinados (tanto nas mídias, como no Google, via AdWords) e também o uso de email marketing. Use e abuse de testemunhos dos seus clientes, feedbacks, postagens em outras mídias/blogs. Além disso, é importante criar sempre conteúdos relevantes e interessantes para atrair seu público-alvo. Assim você consegue consolidar sua empresa através de assuntos que mostrem que você é autoridade no seu segmento.

Leia mais: 6 Dicas Para Criar um Site Eficiente.

Veja que a chave não é usar apenas uma estratégia de marketing, mas várias, em conjunto. Você faz um post no blog do seu site, o compartilha nas mídias sociais, envia o link via email para seus clientes, comenta em um assunto parecido em outro site, paga anúncios nos buscadores. Tudo interligado, e tudo isso faz com que sua empresa apareça cada vez mais e, graças à segmentação de anúncios, é possível ir diretamente a quem você quer atingir. Segundo pesquisas, mais de 70% dos consumidores afirmam que as informações obtidas nas Redes Sociais tiveram impacto em suas decisões de compra.

Além disso, mais de 40% descobrem marcas desconhecidas – ou que tinham interesse – também nas redes sociais. Já pesquisas do Google indicam que a palavra mais buscada é a expressão “perto de mim”; ou seja, quando alguém está na rua, procurando por uma pizza para levar para casa, por exemplo, fará a busca no celular por “pizza perto de mim” (ou o nome do bairro em que está) e conhecerá o que está ao seu redor, convertendo então em uma venda. Só vantagens, não é mesmo?

Você pode achar que esse tipo de estratégia de marketing é muito cara ou algo assim, mas temos duas boas notícias. A primeira é que os investimentos em marketing digital são muito mais baixos e mais simples de controlar que os na mídia convencional offline. A segunda é que, comparado com o retorno que você consegue em vendas e conhecimento de marca, na verdade isso não é um gasto, mas um investimento dos mais rentáveis, inclusive muito fácil de ser mensurado e acompanhado em relatórios em tempo real. 

3. Crie estratégias de fidelização de clientes

Ok, você já sabe quem é seu cliente e já divulgou sua empresa para eles. Eles estão chegando, fazendo contato, preenchendo formulários, pedindo informações e fazendo negócio com você. Isso basta então? Já atingiu os clientes que estava procurando? Não! Esse é um grande erro de muitos empresários: achar que porque fez uma campanha de sucesso pode parar por aí e está tudo bem. O relacionamento com o cliente vai além de ele chegar até você e realizar uma compra. Mantê-lo deve ser um trabalho que requer consistência e muita atenção. Lembra que falamos sobre as mídias sociais e o impacto que elas tem no poder de compra dos consumidores? Pois bem, aí que entra o conceito de fidelização: mais que simplesmente atrair clientes, o ponto chave é fazer com que eles voltem.

Tenha em mente que quem já fez negócio com você pode comentar, curtir, dar testemunhos ou até mesmo reclamar de algum produto ou serviço nas redes. Entra aqui o trabalho de saber lidar com tudo isso e puxar, não apenas esse cliente, como outros prováveis. Essa fidelização é feita através de diversos canais: pós-venda, redes sociais, newsletter (email marketing). Usar também de aplicativos e até mesmo o WhatsApp e ferramentas de mailing são boas opções para manter esse relacionamento aquecido e sempre trazer o cliente de volta. Compartilhar novidades, notícias, tudo isso mantém um bom e estreito relacionamento com seus clientes, e também traz novos, afinal, se gostam da sua empresa indicarão para outras pessoas, aumentando o seu ciclo de vendas.

Outra coisa importante para se ter em mente na fidelização é apostar em atendimento personalizado, especialmente se você trabalha com bens duráveis; ou seja, hoje vão comprar com você, mas voltarão em um período maior. Como proceder? Mantenha contato regular com seu cliente, obtenha feedback do seu produto, esteja sempre em busca de melhorias.

Lembre-se que um cliente que é mal atendido, seja durante ou pós-venda vai, em geral, passar essa informação para frente e assim afastar outros possíveis compradores. Péssimo negócio, não é mesmo? Assim, esteja sempre atento e solícito às necessidades do seu público, invista em treinamento para seus vendedores e atendimento, coloque-se no lugar do cliente sempre. Essa é uma ótima técnica para saber onde está errando ou acertando.

4. Ofereça promoções e vantagens

Esse ponto na verdade poderia até estar dentro do conceito de fidelização, mas optamos por tratar separadamente para que ele não se perca em meio a tanta informação. Se você trabalha com produtos que possuem uma alta rotatividade ou até mesmo sazonais, esse já é um ponto que deve ser bem explorado no seu negócio. O fato é que o consumidor adora uma promoção, uma vantagem, um brinde. Oferecer esse tipo de oferta não apenas fideliza quem já conhece a sua empresa como também é ótimo para atrair novos clientes. Usando de campanhas de links patrocinados e até mesmo remarketing, é possível atingir pessoas que podem ter interesse nos seus produtos ou serviços de maneira muito eficiente. É possível chamar atenção de quem busca por algo que você oferece mas ainda não decidiu comprar. A oferta, o benefício, é um atrativo que pesam muito no momento da decisão de comprar.

Embora o preço seja a primeira coisa que chame a atenção do consumidor – e assim ações com descontos são sempre bem vindas – outras ofertas como parcelamento, redução de juros, frete grátis, brindes: tudo isso é vantagem e atrai o público!

Atenção entretanto para não sair ofertando mundos e fundos sem ter controle sobre suas vendas e possibilidades financeiras. Uma coisa é dar um super desconto em uma mercadoria que está “encalhada” ou fazer uma ação promocional em uma semana ou dia até duração do estoque X e outra é sair prometendo mil descontos e vantagens e no fim levar um baita prejuízo. Sente, calcule, pense, estude a duração, como será feita a divulgação, qual o retorno esperado.


Colocando a mão na massa

Com essas dicas em mente, que tal repensar suas estratégias de vendas e divulgação para começar a atrair mais o seu público? Pode ser um pequeno ou grande ajuste, mas o importante é saber onde estão os erros para começar a colocar em prática novos hábitos que ajudarão seu negócio a crescer. Veja como está sua presença digital, analise os números, peça ajuda se necessário. Embora seja tudo muito à mão e de fácil acesso, todas as variáveis e constantes mudanças que existem nos meios digitais podem, no fim, acabar mais confundindo que ajudando. Procurar por quem entenda do negócio é vantagem para que você possa focar no core da sua empresa de maneira mais tranquila. E lembre-se sempre que para atrair mais clientes e melhorar suas vendas é só ter em mente: conhecer, divulgar, fidelizar, ofertar. Assim, as chances do seu negócio deslanchar são altas!

Fique de olho também nas métricas para mensurar os resultados, mas sempre mantendo em mente que todas as ações na internet demandam um certo tempo. É um trabalho de construção contínuo e longo. Leia mais aqui sobre como utilizar o Google Analytics para acompanhar as métricas do seu site.